Mercado Municipal de Mira de Aire

Em 1965, abriu portas o mercado municipal de Mira de Aire.

Passaram-se 55 anos e muitas histórias haveria para contar.

Altos e baixos ao longo da vida, todos nós temos. Os equipamentos, os imóveis, as instituições públicas e privadas, as Associações, etc, não são diferentes.

O mercado terá então aberto com alegria da comunidade Mirense, com pompa e circunstância, e com a presença de muitos vendedores e clientes. O interior do mercado não dava para acolher a generalidade das trocas comerciais e havia a possibilidade de fazer a feira no exterior.

Hoje, os tempos são diferentes. Surgiram os supermercados e as médias e grandes superfícies que são destinos mais atrativos, porque a oferta é maior e existem outras valências que vieram criar dificuldades aos mercados e feiras e às lojas de bairro.

Outros problemas surgiram, e o mercado Municipal de Mira de Aire que se realiza aos sábados, esteve cerca de dois meses encerrado.

Reabriu em meados do mês de maio, com menos vendedores, menos clientes e alguns constrangimentos relacionados com os cuidados preventivos que todos devemos ter, para que a pandemia continue afastada de nossas casas.

O mercado de Mira de Aire apresenta grandes problemas de sobrevivência. Não havendo pessoas para comprar, aqueles que vendem deixam de aparecer. O nosso mercado semanal precisa de mais compradores e vendedores.

A Câmara Municipal pretende apresentar este ano ou no próximo, um projeto para a requalificação do mercado e espaço envolvente.

Se, porventura, se chegar à conclusão de que as pessoas de Mira de Aire não frequentam as atuais instalações, ficará muito difícil convencer a autarquia camarária a levar a obra para diante.

Face a tal situação, a Junta de Freguesia de Mira de Aire apela a toda a comunidade Mirense para que frequente o mercado semanal e também as poucas lojas que ali existem durante a semana.

O sucesso ou insucesso do Mercado Municipal de Mira de Aire, depende de todos nós!

Não esqueça. Se vai ao mercado, deve utilizar máscara ou viseira, guardar a distância de 2 metros entre as outras pessoas, higienizar as mãos à entrada e também à saída e proceder às regras de etiqueta respiratória.

O mercado abre aos sábados, às 07H30, para atendimento ao público.